Pedro Henrique Delamain Pupo Nogueira

Pedro Henrique Delamain Pupo Nogueira, 19° Presidente da Sociedade Hípica de Campinas (2010-2015 e 2019-2021) - 3 mandatos

O engenheiro civil, Pedro Henrique Delamain Pupo Nogueira, assumiu a presidência da Sociedade Hípica de Campinas no ano de 2010, sucedendo Vitor Trabulsi. Pedro Pupo assumiu cargo no conselho deliberativo do clube pela primeira vez em 1992, com destaque para duas vezes em que foi presidente do conselho deliberativo, nos anos de 1998-2000 e 2007-2009. Com sua infância toda na Hípica, Pedro Pupo fez parte do primeiro time de basquete do clube a alcançar um título de expressão, o Campeonato do Interior de 1972. Já exerceu cargo de diretor adjunto ao Departamento Social, de 1979 a 1984.

A gestão realizou diversas obras, entre elas, revitalização, reestruturação e construção de novos lugares, ao todo foram 52 obras. Uma planta cadastral eletrônica do clube, foi implantada; o elevador na Sede Social do clube, que trouxe mais acessibilidade ao espaço, criando uma nova alternativa de entrada na Sede; revitalização da sauna, que utilizou material de custo muito acessível e incluiu um projeto luminotécnico que dá ênfase à luz indireta; reforma do restaurante dos esportes (Andorinha) e do bar e área de espera do Catetinho; inauguração da ampliação e reforma da academia da Sociedade Hípica de Campinas, que nos seis anos de gestão, teve um acréscimo de 230% no número de matriculados, de 1978 para 4556; um centro administrativo, quadra de Beach Tenis, revitalização do Bar da Piscina, inauguração do Centro de Hidroginástica e uma estruturação móvel para festas. Esses são uns dos exemplos de trabalho que foi feito durante os dois mandatos de Pedro Pupo, que se definiu, em entrevista para o projeto de 70 anos do clube, com um estilo engenheiro e festeiro.

Pedro Pupo veio com uma visão para a hípica de reviver as grandes festas no clube e também a eficiência de gestão. As festas do clube foram marcantes, começando pela Feijoada na Hípica, que hoje é tradicional no calendário do clube. A primeira Feijoada foi no ano de 2012 e atualmente é "carro-chefe" das festas do clube. Os aniversários do clube passaram a ter uma megaestrutura móvel, como foi explicitado anteriormente. As atrações foram – Lulu Santos (2011), Roupa Nova (2012), Zezé Di Camargo e Luciano (2013), Capital Inicial (2014) e Banda Skank com Banda Malta (2015).  O baile dos namorados também teve três atrações de grande renome nacional, como Sidney Magal (2013), Latino (2014) e Luiza Possi (2015). Bruno e Marrone também se apresentaram no clube hípico, no ano de 2013, no Hípica Country e Neguinho da Beija-Flor, no tradicional Sambão na piscina (2015).

O Departamento de Cultura promoveu grandes palestras e eventos no período de sua gestão. Milhares de pessoas passaram pelo salão da Sede Social, para prestigiarem as palestras promovidas pelo Departamento. Vários nomes, expoentes das áreas de economia, cultura, esportes, médica e jornalística, trouxeram um conhecimento exclusivo   ao seu público. Palestrantes como Mario Sergio Cortella, Paulo Henrique Amorim, Zeca Camargo, Pasquale Cipro Neto, Dráuzio Varella, Amyr Klink e Lars Grael, marcaram uma nova era do setor cultural do clube. Além das palestras, o Departamento organizou shows, destaque para Thiago Abravanel. Os programas Bem Viver e Hípica Gourmet se consolidaram. O Hípica Gourmet alcançou o seu evento n°100, o Bem Viver e seus jantares dançantes e festa de aniversário, receberam Roberto Leal e Daniel Boaventura.

Atualmente, Pedro Henrique Delamain Pupo Nogueira exerce seu terceiro mandato como presidente da diretoria executiva Sociedade Hípica de Campinas, triênio 2019 – 2021.

 

Fonte: Acervo do Centro de Memória da Sociedade Hípica de Campinas

Acervo fotográfico digital – 01 fotografia p/b