Maria Stella Roge Ferreira Z. Grieco

Maria Stella Roge Ferreira Z. Grieco, 20° Presidente da Sociedade Hípica de Campinas (2016-2018) - 1 mandato

Maria Stella Roge Ferreira Z. Grieco é a primeira mulher e também a primeira filha de presidente, filha de José Luiz Fernando Rogê Ferreira, a assumir a presidência da Sociedade Hípica de Campinas. Stella Roge, cresceu na hípica e teve sua infância e adolescência ligada aos esporte do clube. Praticou hipismo, tênis e vôlei, obtendo um sucesso maior no vôlei, onde disputou diversos campeonatos na cidade, consagrando-se campeã em muitos e representando a Hípica, na seleção da cidade de Campinas em jogos regionais. No ano de 1983, assumiu a Direção de Ginástica, junto de José Hugo Sabatino e por três vezes foi conselheira, na gestão de Raul Penteado, na primeira gestão de Vitor Trabulsi e também na primeira gestão de Pedro Pupo.

Sua gestão procurou incentivar todos os esportes do clube, dando suporte para o desenvolvimento de novos talentos para o clube e para o país. Uma das iniciativas da gestão foi a criação do complexo de beach tenis, que deu um novo e moderno espaço para a pratica desta nova modalidade. A manutenção do espaço físico do clube também esteve entre as prioridades do clube, como a manutenção da pintura da Sede Social e dos departamentos que funcionam no local (Departamentos social e cultural), adequação para o memorial do clube na Sede Social, revitalizaçãodo ginásio I, reforma do CTT e reforma na academia. Ao todo foram 4.822 de manutenções executadas, durante sua gestão, segundo dados do relatório de gestão triênio 2016-2017-2018. 

A reforma total da pista principal de saltos do clube, foi a grande obra de Stella Roge, que foi um marco significativo de resgate da identidade do clube com o hipismo. Foram reformados a rede de água pluvial da pista, a pista de areia e o picadeiro coberto, implantação de irrigação, reforma da cabine de júri e arquibancada. O setor hípico passou por uma organização administrativa, conseguindo equalizar as finanças. Para os instrutores e associados, o Departamento forneceu diversos cursos de aperfeiçoamento, sendo um deles com o cavaleiro olímpico e um dos maiores nomes do Brasil, Nelson Pessoa. 

O Departamento de Cultura da gestão Stella Roge trouxe grandes palestrantes para o clube, como Leandro Karnal, o ministro do STF Luiz Fux, Márcio Atalla, Luiz Felipe Pondé, Miriam Leitão, Clayton Conservani e Rodrigo Raineri, e adicionou as quintas-feiras, quinzenalmente, palestras na Senzala, com o nome de "Papo de quinta". Novos projetos foram apresentados, como "Cultura na mesa", "Cinema ao ar livre" e shows, com Rolando Boldrin, Renato Teixeira e Sérgio Reis. O programa Bem Viver, Música na Senzala e Hípica Gourmet são os mais tradicionais do Departamento e ao longo do triênio foram bem frequentados pelos associados. 

O social da Hípica manteve a tradição de grandes eventos, com os aniversários, festas juninas, carnavais e a Feijoada. A Feijoada da Hípica, contou com as presenças do cantor Buchecha, Frejat e Paralamas do Sucesso, mantendo a tradição recente da festa. Outros artistas de renome nacional passaram pelo clube, como a dupla Guilherme e Santiago, o cantor Fábio Jr, Banda Blitz e Jota Quest. Nos 70 anos do clube, o Departamento Social trouxe a cantora Ivete Sangalo, uma das mais maiores intérpretes brasileiras, para o palco da Hípica. 

 

Fonte: Acervo do Centro de Memória da Sociedade Hípica de Campinas

Acervo fotográfico digital – 01 fotografia p/b