Exposição inaugural 2018/2020

Associados prestigiam a exposição inaugural

A exposição inaugural do Centro de Memória da Sociedade Hípica de Campinas, conta a história do clube através dos seus personagens: Os associados. Em distintos campos, os associados do clube se destacaram e elevaram o nome do clube no âmbito esportivo e social. A narrativa da exposição é composta por imagens e textos, que evidenciam os acontecimentos ao longo dos 70 anos da Sociedade Hípica.

No hipismo a primeira competição hípica, em 1949, a “Prova da Boa Vontade”, é o ponto de partida. Passando pela criação da escola de equitação, em 1951 e pelos cavaleiros que se destacaram ao longo dos anos e que fomentaram o desenvolvimento de uma tradicional “escola” do hipismo brasileiro.

Com o tênis, a Hípica começou a sua relação nos anos de 1960, com torneios internos mistos, entre seus associados. O esporte logo caiu na graça do clube e se desenvolveu, criando assim, uma outra “escola” de campeões. Destaque para o primeiro torneio internacional da região, em 1968, e para visita de Maria Ester Bueno, por duas vezes nos anos de 1970. Além da rainha do tênis brasileiro, as quadras da Hípica receberam o maior tenista masculino do Brasil: Gustavo Kuerten, o Guga.

Com os esportes coletivos, a Sociedade Hípica de Campinas construiu uma sólida trajetória. O vôlei do clube se destacou com títulos e grandes desempenhos na década de 1970, onde até excursionou pela Europa. O basquete da hípica campineira começou sua brilhante história com o título de 1972. Com o titulo conquistado, a Sociedade Hípica se colocou no mapa do basquete, servindo constantemente como base para seleções estaduais e nacionais.

A exposição pode ser conferida a qualquer momento e em qualquer lugar, através do site do Centro de Memória, na aba – “Exposição 2018/2020”. A documentação que faz parte da exposição, está no banco de dados digital e em cada documento, consta um texto explicativo de cada evento, garantindo uma boa imersão e uma viagem no tempo.